Como criar uma loja online: guia prático com tudo o que deve saber

como criar loja online

Muitas pessoas pretendem saber como criar uma loja online, mas não sabem por onde começar. Na maior parte dos casos apenas querem vender os seus produtos online, e quando chega o momento de iniciar a jornada no mundo do E-commerce, ficam bloqueadas.  Por isso decidi criar este guia prático com a informação necessária.

O que é preciso para criar uma loja online?

Então o que é preciso para criar e abrir uma loja online?

O primeiro passo é focar-se no que realmente quer e deixar de lado as distrações e possivelmente algumas opiniões que já ouviu ou leu na internet.

Depois é simplesmente pensar nos 3 pilares mais importantes dum negócio e-commerce:

  • Produto estrela: qual o produto que vou vender e o que diferencia da concorrência?
  • O seu cliente ideal: a quem vai vender o seu produto;
  • A plataforma de E-commerce: a base de toda a loja online e que irá agilizar o seu negócio.

Produto Estrela

Vender um produto só porque gostamos dele ou achamos que vai vender bem não é suficiente. É necessário realmente pensar que problema esse produto resolve e também analisar se existe muita concorrência no mercado. Não é uma boa estratégia vender o que dezenas ou centenas de outras empresas já vendem, porque será muito mais dificil e dispendioso fazer o marketing online necessário para se conseguir vender os seus produtos.

O seu cliente ideal: audiência

Depois de definir o nicho de mercado em que vai atuar, é importante identificar o seu cliente ideal, ou seja, para quem você vai vender o produto ou produtos. Serão adolescentes, serão senhoras dos 30 aos 50 anos, ou serão apenas homens dos 30 aos 40 anos? Quanto melhor você definir os atributos do seu cliente ideal mais fácil será fazer o marketing nos diversos canais digitais, seja no facebook e instagram ou outra rede social, ou até no google ads.

A plataforma de E-commerce

Já decidiu os produtos que vai vender e qual é o cliente ideal para o seu negócio? Perfeito! Agora é altura de decidir qual é a melhor plataforma de E-commerce para o seu negócio. Este passo é muito importante porque você vai precisar de uma tecnologia robusta e servidores rápidos e de confiança, e para além disso, uma plataforma que lhe permita gerir toda a loja de uma forma simples e eficaz, desde a gestão dos produtos, a gestão das encomendas e também a gestão dos clientes.

No mercado existem várias soluções, como por exemplo, a Jumpseller, Weasy, Wix, Woocommerce e a minha preferida, a Shopify.

Com a exceção da Woocommerce, todas as plataformas de E-commerce que mencionei permitem construir uma loja online com alguma facilidade e todas elas oferecem alojamento, fazendo com que você não tenha que se preocupar com possiveis falhas no servidor, ou com a performance da loja online, porque isso é responsabilidade das respetivas empresas. O que é bastante positivo pois você tem a garantia que a sua loja online será rápida, mobile-friendly e não terá downtimes.

No meu serviço de consultoria em E-commerce eu normalmente recomendo a plataforma Shopify, uma vez que é uma plataforma poderosa, acessível e oferece a possibilidade de adicionar funcionalidades à sua loja de uma forma muito simples, e muitas vezes, de uma forma gratuita. É por isso a solução ideal tanto para empresas que ainda estão a começar do zero, como para as empresas que já vendem bastante no mundo fisico e querem expandir para o mundo online.

como escolher a plataforma de ecommerce

Como otimizar a loja online para vender mais?

Escolher a plataforma de e-commerce é fundamental, no entanto deve ter em consideração alguns pontos que são cruciais para a sua loja online ter sucesso. Para além dum produto diferenciador, é importante reunir o seguinte:

  • A loja deve ter um design atrativo e ser de fácil navegação;
  • Cada produto deverá ter várias imagens e com boa qualidade;
  • Colocar descrições detalhadas em cada produto, para que não restem dúvidas a quem está interessado em comprar;
  • Escolher uma côr apelativa para o botão de ‘Adicionar ao Carrinho’ ou ‘Comprar’;
  • Oferecer uma possibilidade do potencial cliente entrar em contacto para esclarecer uma dúvida antes da compra;
  • Disponibilizar vários métodos de pagamento, e quantos mais melhor.

Conclusão

Para criar uma loja online de sucesso é preciso ter em conta vários aspetos, desde os produtos que irá vender até às funcionalidades que a sua loja online oferece. E depois de ter uma loja online totalmente operacional e pronta a vender, terá de pensar nas estratégias de marketing online que vai implementar, para atrair as pessoas certas para o seu negócio. 

Se precisar de consultar um especialista em E-commerce para desenvolver a loja online ideal para o seu negócio, pode visitar este link aqui.

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Consultor de E-commerce e Marketing Digital

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