

O que é SEO?
SEO é a abreviação de Search Engine optimization, o que em português pode ser traduzido como otimização do motor de pesquisa.
Então de uma forma simples SEO é um conjunto de técnicas e estratégias de marketing digital para melhorar a posição orgânica de um site nos motores de pesquisa, como o Google.
As técnicas de otimização junto com a experiência do utilizador influenciam a classificação dos sites nos resultados de pesquisa. Assim para um website aparecer na primeira página quando uma pessoa procura por um determinado termo, tem de estar otimizado e de acordo com os critérios dos motores de pesquisa.
Como implementar?
Embora o Google não revele como os seus algoritmos funcionam, existem técnicas comprovadas e práticas recomendadas que trazem grandes resultados e são amplamente utilizadas.
Vou deixar aqui algumas técnicas e dicas sobre como melhorar o ranking do seu website nos principais motores de pesquisa:
1. Análise e pesquisa de palavras-chave
Analisar as palavras-chave relacionadas com o seu nicho de mercado é fundamental. Certamente você já sabe algumas das palavras para as quais se quer posicionar. No entanto não devemos usar apenas as palavras mais genéricas e que toda a gente pensa. Devemos usar “palavras-chave de cauda longa”, ou seja, usar expressões que contêm as palavras-chave genéricas, juntamente com outras mais específicas. Por exemplo, uma empresa que desenvolva lojas de e-commerce, não deve se focar apenas nas palavras “loja online” ou “loja e-commerce”, mas sim em “desenvolver loja online na plataforma Shopify”, ou “vantagens de criar uma loja na plataforma prestashop”.
As ferramentas que eu recomendo usar para realizar esta importante análise das palavra-chave são o Google Keyword Planner e o Semrush.
2. Website Responsivo e Rápido
Um website responsivo nos dias de hoje é fundamental porque permite aos utilizadores e potenciais clientes de uma empresa acederem ao seu website em qualquer dispositivo, seja ele um PC, um tablet ou um smartphone, sem qualquer dificuldade. Isto significa que o layout do website se vai ajustar automaticamente ao tamanho do ecrã do dispositivo.
Hoje em dia é relativamente fácil criar um website responsivo, porque grande parte das plataformas como o WordPress ou Wix, já incluem templates modernos e capazes de correr em qualquer dispositivo.
A performance de um website é também muito importante, porque se ele demora vários segundos a carregar, significa que irá ter uma taxa de abandono superior ao normal, e resultará numa má experiência de utilizador. O Google e outros motores de pesquisa têm técnicas e métricas para saber quantos segundos um website demora a carregar. Por isso, o tempo que um website demora a mostrar todo o seu contéudo é um aspecto a ter em conta. Normalmente um factor que influencia bastante o tempo de carregamento é o uso de imagens com resoluções e tamanhos elevados. Deve assim comprimir as imagens ao máximo de forma a que mantenham a qualidade mas não tenham mais de 150 – 200KB. Hoje em dia os computadores já vêm com ferramentas simples de edição de imagem, que permitem redimensionar e cortar imagens com bastante facilidade.
3. Contéudo com relevância e atualizado
A produção de conteúdo relevante está entre as principais estratégias de SEO e é no contéudo que você irá utilizar suas palavras-chave. Os títulos <H1> representam também uma importante fatia de SEO, porque para além de ajudarem o utilizador a perceber de imediato se o conteúdo será de acordo com o que procuram, os motores de pesquisa também usam as tags do cabeçalho (H1, H2, H3…) para indexar o conteúdo de uma forma mais eficaz. O cabeçalho <H1> deve conter uma “palavra-chave longa” (ex: “Como criar uma campanha no Google”), ter entre 20 e 70 caractéres e dar uma ideia clara sobre o tema do artigo.
4. Titulos e Descrições
Para além dos vários títulos presentes no contéudo do website, os atributos “title” e “description” são fundamentais para descrever o objetivo do seu website e muito relevantes para os motores de pesquisa. O título é o texto que aparece no topo da janela do browser, visível ao utilizador assim que entra num website. Este deve ser curto, entre 50 a 60 caractéres, e incluir a palavra-chave mais relevante, de forma a ser o mais claro possível para o utilizador. A descrição deve conter entre 60 e 160 caractéres e é utilizada pelos motores de pesquisa para perceber o contéudo do website. Basicamente deve ser uma pequena apresentação do seu website.
Espero que este artigo tenha sido útil e se precisar de algum esclarecimento adicional, bem como um profissional para implementar SEO no seu website, de modo a obter mais tráfego orgânico, pode contactar-me aqui. Pode também consultar o meu portefólio nesta página.

